Vídeo mostra modelo de barragem quando ocorre a saturação do solo

Uma representação de uma pequena represa composta de areia e de cascalho. Em seguida, é despejada  água em sua montante. Conforme o nível da água sobe, a linha de saturação é vista movendo-se através da barragem. Até que ocorre o rompimento da barragem.
O modelo foi construído por crianças em idade escolar. É um bom modelo de representação de uma barragem em seu ponto de saturação, mostrando o que ocorre quando não há planejamento e fiscalização.

Assista o vídeo a seguir.
Aqui no Brasil, temos um exemplo icônico que foi o rompimento da barragem do Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, em Minas Gerais, que ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2016. A barragem foi construída para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirados de extensas minas da região. O rompimento da barragem de Fundão é considerado o maior desastre socioambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos. A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas